De Como Cadeiras Se Movem : Escrevendo Meu Movimento, Movimentando Minha Escrita, Uma Experiência A/r/tográfica em Dança

Por: Scheila Mara Maçaneiro.

99 páginas. 2013 18/11/2013

Send to Kindle


Resumo

Foi movendo cadeiras que trabalhei nessa investigação em Dança. Por meio da metodologia de Pesquisa Educacional Baseada em Arte encontrei na prática pedagógica A/r/tografia um entrelugar educacional que proporciona aos artistas/pesquisadores/professores existirem em contigüidade, num híbrido despertar da mestiçagem texto-corpo. Proposta por professores pesquisadores da Universidade da Columbia Britânica em Vancouver, no Canadá, a A/r/tografia é uma linguagem de fronteiras, um terreno fértil para investigações e vivências artísticas que pelo referencial metafórico do rizoma, proposto por Deleuze e Guattari, são entremeadas pela pesquisa e pelo ensino. A necessidade de auto questionamento instiga a/r/tógrafos a uma prática viva de pesquisa, estimulando relacionamentos que se constituem por comunidades de indivíduos compromissados com um modo de ser/estar no mundo. Pela possibilidade de um estado de entrelaçamento teoria-prática de maneira reflexiva, responsiva e relacional, a A/r/tografia provocou-me um lugar próprio dentro da pesquisa que reverberou por meio da proposição de meus modos de organização (renderings) para as práticas de ensino e supervisão de estágios da Licenciatura em Dança da Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Um ambiente de redescobertas permeadas por negociações, em que ensinar dança se constitui como conhecimento, quando imbricado por investigações e construções artísticas. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000918071&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.