De Corpo Presente: O Negro na Publicidade em Revista.

Por: Laura Guimarães Corrêa.

416 páginas. 2006 08/04/2006

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa visa a analisar a imagem do corpo negro na publicidade, levando em consideração as especificidades do meio revista como suporte e as particularidades desse assunto recorrente, delicado e ainda longe de ser esgotado: o negro e sua representação nos meios de comunicação de massa. Seja denunciando ou explicitando a ausência, seja notando e justificando a presença do negro no espaço midiático, seja encontrando ou não estereótipos, trata-se de um tema árduo e ao mesmo tempo rico para análise, pois nele se entrecruzam fatores de ordem histórica, econômica e cultural. Falar da representação visual do negro no país do continente americano que por mais tempo conviveu com a escravidão e cuja economia se baseou no sistema escravocrata - com todas as heranças e seqüelas desta época não muito distante - será minha tentativa. Falar de racismo no país que, de muitas e diferentes maneiras, dissimula as suas práticas discriminatórias nos âmbitos públicos e privados será meu desafio.

Endereço: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=30916

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.