De Mãos Vazias a Mãos com Luvas: Uma Análise Sociológica Sobre Karate e os Jogos Olímpicos

Por: Carlos Alberto Bueno dos Reis Júnior, Marcelo Alberto de Oliveira, Narayana Astra Van Amstel, Ricardo João Sonoda Nunes, Thiago Farias da Fonseca Pimenta e .

Olimpianos - Journal Of Olympic Studies - v.2 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Quando uma perspectiva sociológica é destinada a organizações esportivas em sentido geral é possível encontrar, em um enredo complexo, disputas de poder que condicionam o futuro de seus agentes (atletas, técnicos, gestores, presidentes dentre outros). Visando investigar como essas disputas de poder se comportam e estabelecem conexões historicamente, utilizamos documentos oficiais e fontes secundárias para discutir, com Pierre Bourdieu e outros pensadores, a apresentação de como se constitui o campo esportivo onde o Karate, como esporte, se enquadra com os fatores condicionantes para sua entrada no quadro de modalidades oficiais do Comitê Olímpico Internacional. Como resultado da pesquisa, observou-se que a entrada do Karate nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foi caracterizada por várias mudanças estruturais para se adequar aos preceitos morais, éticos e de segurança do Movimento Olímpico Moderno.

Endereço: http://olimpianos.com.br/journal/index.php/Olimpianos/article/view/40

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.