De (pre)potência Olímpica à Invenção do País do Futebol: a Política Para os Esportes do Governo Emílio Garrastazu Médici (1969-1974)

Por: João Fernando Pelho Ferreira.

2014 24/04/2014

Send to Kindle


Resumo

25/04/2014

A presente tese aborda as políticas voltadas para a Educação Física e para os esportes, com maior atenção ao futebol, no governo do presidente Emílio Garrastazu Médici, destacando a preparação militar da comissão técnica da Copa do Mundo de 1970. A cientifização empreendida pelo governo do presidente Médici alcançou, também, a Educação Física e os esportes. A “ciência moderna” foi decantada em todos os discursos referentes à área e à prática esportiva. Dessa forma, busca-se apontar como se deu a entrada da ciência no futebol brasileiro e como a conquista da Copa do Mundo de 1970 foi usada na tentativa de cristalização da imagem do Brasil como país detentor do futebol. Igualmente a tese aborda como se deu a tentativa de construir o país do futebol tanto por parte do governo Médici como de pessoas ligadas a ele, como foi o caso de João Havelange, presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que fez de tudo para conseguir colocar seus interesses à frente de tudo e de todos. A “invenção” do país do futebol partiu em grande parte da ação desse personagem em conluio com diversas pessoas envolvidas com a caserna, e não só dela, também empresários de multinacionais interessadas no jogo da bola. Além disso, a criação do mito Pelé, o rei do futebol, também analisado aqui, vai ao encontro de tudo que se coaduna com a pátria de chuteiras. Ao mesmo tempo, e por fim, a tese em questão analisa a construção do Estádio Universitário Pedro Pedrossian, mais conhecido como Morenão, na cidade de Campo Grande-MS, um dos estádios que foi usado como sede da Copa do Sesquicentenário, acontecimento também analisado pela presente tese

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.