Resumo

O trabalho apresentado refere-se às primeiras aproximações de um estudo sobre a Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, especificamente, a presença da cadeira Educação Physica. Utilizamos como fonte de investigação a Revista do Ensino e as legislações do Estado de Minas Gerais no período entre 1927 a 1935. Estudos anteriores referentes à Escola Normal Modelo da Capital (MORENO & SEGANTINI, 2010) sinalizaram a existência de outra instituição voltada para a formação de professores – a Escola de Aperfeiçoamento. Algumas lacunas sobre esse estabelecimento de ensino e de modo mais específico sobre a matéria Educação Physica nos mobilizaram a elaborar os seguintes questionamentos: Que espaço era esse? Quando e em que contexto foi criado? Que finalidades ele possuía? Que sujeitos participaram desse espaço? Como se deu a presença da Educação Physica nessa instituição? Com base nessas questões e com auxílio de outros estudos (PRATES,1989), apresentamos indícios encontrados no contato com as fontes. Importa lembrar que a configuração dessa escola se deu pela Reforma Francisco Campos de 1927, que trouxe repercussões para a educação mineira. Nesse sentido, temos como pretensão aprofundar o debate tanto em relação à Escola de Aperfeiçoamento como perceber qual a contribuição da Educação Physica para esse desejado aperfeiçoamento.

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