De Virada é Mais Gostoso? Rupturas e Deslocamentos na Trajetória do Futebol Brasileiro

Por: Rodrigo Koch.

Esporte & Sociedade - v.7 - n.20 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Neste artigo – que é parte da dissertação de mestrado em Educação – é feita uma breve análise das transformações sócio-político-culturais pelas quais passou o futebol no Brasil desde sua chegada em território nacional, no final do século XIX, aos dias atuais tendo como base a historiografia da Escola dos Annalles . O objetivo deste trabalho é apontar algumas rupturas, deslocamentos e viradas que ocorreram na moda lidade em pouco mais de cem anos. Para este artigo, foram utilizadas diversas obras que discut em os movimentos soci
ais do futebol no Brasil. Podemos apontar duas viradas marcantes na construção deste espaço cultural brasileiro: a) a entrada dos negros e pobres no futebol na déca da de 1920, e b) a mercantilização, globalização e mundialização da modalidade e do futebol brasileiro a partir do final da década de 1980. Consideramos que houve e parece que sempre ha verá lutas de poder neste campo cultural e marco identitário brasileiro.
 

Endereço: http://www.uff.br/esportesociedade/pdf/es2007.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.