Década de Megaventos Esportivos no Brasil: Uma Narrativa das Ações do Governo Federal

Por: Cássia Damiani.

Ciclo de Debates em Estudos Olímpicos e Paraolímpicos. Diferentes Olhares Sobre os Jogos Rio 2016: a Mídia, os Profissionais e os Espectadores (volume I).

Send to Kindle


Resumo

Introdução

Os grandes eventos esportivos que aconteceram no Brasil de 2007 a 2016, em especial a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, despertaram a atenção e o interesse de diferentes segmentos da sociedade brasileira e do exterior. Análises e interpretações dos impactos e legados destes eventos foram levadas a efeito por acadêmicos e profissionais de várias áreas. A comunidade esportiva, o setor empresarial, as associações comunitárias, entre outros grupos e setores organizados, examinaram e debateram as implicações destes eventos nas suas esferas de interesses. Representantes e lideranças políticas, do governo e fora dele, também expressaram suas posições. A mídia nacional e internacional acompanhou e repercutiu os acontecimentos quase que diariamente. Portanto, não é exagerado afirmar que abundam estudos e opiniões, dos mais aos menos embasados, sobre praticamente tudo que se possa pensar e imaginar sobre estes eventos. Neste relato, o que nos propomos realizar soma-se a este esforço de entender o significado destes eventos para o país.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.