Resumo

Para que ações voltadas à promoção de atividade física no contexto escolar sejam bem sucedidas, faz-se necessário saber em quem (ano escolar) e em que momento (recreio, educação física escolar) intervir. Informações deste caráter permitem que programas de intervenção direcionem suas estratégias de maneira mais efetiva. OBJETIVO: Analisar a prática de atividade física no recreio (RC), educação física (EF) e tempo escolar total (TT) em rapazes e moças de acordo com o ano escolar. MÉTODOS: Análise secundária da linha de base do estudo ―Mexa-se – De mãos dadas pela saúde‖, conduzido com escolares do 6º ao 9º ano de Florianópolis (2015). Foram incluídos os alunos que utilizaram acelerômetros durante o período escolar por três dias ou mais, com pelo menos uma aula de EF e que forneceram informações referentes ao sexo e ano escolar (n = 406). Pontos de corte de Evenson et al. (2008) foram utilizados para classificar atividade física leve (AFL) e moderada a vigorosa (AFMV) no RC, EF e TT. Análise de variância, com post hoc de Bonferroni, estratificada por sexo, foi empregada para testar diferença entre AFL e AFMV entre os anos escolares. RESULTADOS: Entre os rapazes, houve redução de AFMV no 8º (EF: 6,85min/dia e TT: 10,90min/dia) e 9º ano (EF: 7,1min/dia) em relação ao 6º ano (EF: 10,7min/dia e TT: 16,9min/dia). A prática de AFL reduziu no 7º (EF: 16,8min/dia), 8º (EF: 15,7min/dia e TT: 56,2min/dia) e 9º ano (EF: 16,2min/dia e TT: 51,7min/dia) em relação ao 6º ano (EF: 19,1min/dia e TT: 67,3min/dia). Quanto às meninas, houve redução da prática de AFMV no 7ª (RC: 1,2min/dia) 8º (RC: 1,1min/dia; EF: 3,8min/dia e TT: 6,18min/dia) e 9º ano (RC: 1,0min/dia; EF: 2,9min/dia e TT: 5,8min/dia) em relação ao 6º ano (RC: 1,8min/dia; EF: 5,8min/dia e TT: 8,7min/dia). Houve decréscimo de AFL no 7º (EF: 15,9min/dia), 8º (RC: 6,0min/dia; EF: 13,9min/dia e TT: 44,5min/dia) e 9º (RC: 5,7min/dia; EF: 14,2min/dia e TT: 43,1min/dia) quando comparados ao 6º ano (RC: 7,4min/dia; EF: 19,3min/dia e TT: 59,9min/dia). CONCLUSÃO: Em geral, houve menor tempo despendido em AFL e AFMV no RC (somente moças), EF e TT entre adolescentes do 8º e 9º ano em relação aos do 6º ano. Intervenções destinadas a rapazes e moças neste período da adolescência podem auxiliar a evitar o declínio da prática de atividade física desta população.