Decurso Temporal de Parâmetros Neuromusculares, Dor Muscular e Equilíbrio Simpático-vagal Após Uma Corrida de Ciclismo de 130 Km

Por: Ednaldo Oliveira, Elton Bonfim Gomes, Fabiano de Macedo Salgueirosa, Lee Wharton, Patrick Rodrigues, Raul Osiecki, Renata Wassmansdorf e Sara Gabellone Hernandez.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - n.1 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar os efeitos de uma competição de ciclismo de 130-km sobre os índices de recuperação fisiológica duran-te um período de 72-h. Treze ciclistas previamente treinados do sexo masculino foram submetidos a coletas de parâmetros neuromusculares, dor muscular e variabilidade da frequência cardíaca em cinco momentos diferentes: antes, depois, e 24, 48 e 72-h horas após a competição de ciclismo. Os resultados indicaram que todos os parâmetros neuromus-culares diminuíram após a competição (contração voluntária isométrica máxima: 13.61%, p < .05; eletromiografia: 21.65%, p = .002), alguns pa-râmetros retornaram aos valores inicias 72-h após (contração voluntá-ria isométrica máxima: p > .05) enquanto outros valores de parâmetros neuromusculares permaneceram baixos durante as 72-h de recupera-ção (eletromiografia: 10.62%, p < .05). A dor muscular amentou após a competição (p < .001) e retornou aos valores basais 48-h após a corrida (p > .05). A variabilidade da frequência cardíaca aumentou após a com-petição e assim permaneceu até as 72-h após (p < .05). Esses achados mostram que uma competição de ciclismo de 130-km exerce um efeito notório nas respostas dos indicies dos parâmetros neuromusculares, dor muscular e variabilidade da frequência cardíaca. Além disso, esses re-sultados sugerem que um período de repouso de 72-h aparenta não ser o suficiente para ciclistas de longa distância e reforça as proposições da literatura científica sobre a necessidade de um período de recuperação suficiente para atletas envolvidos em ciclismo de longa distância.

Endereço: https://rpcd.fade.up.pt/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.