Delineamento das Necessidades Para a Implantação de Serviços Profissionalizantes Pelos Profissionais de Uma Instituição Educacional Para Indivíduos Deficientes Mentais: Pesquisa Participante.

Por: Hugues Costa de França Ribeiro.

138 páginas. 1985

Send to Kindle


Resumo

A finalidade deste estudo é delinear as dificuldades para a implantação de serviços de treinamento profissionalizante pelos profissionais de uma instituição educacional para deficientes mentais, através da pesquisa participante. A proposta era a realização de uma análise estrutural do conjunto de variáveis que dificultam a implantação e funcionamento destes serviços. Por outro lado, pretendia-se também que, a partir das dificuldades detectadas pelo grupo, fossem esboçadas soluções para os problemas encontrados, ainda que este tipo de intervenção institucional seja vagarosa e os resultados colhidos a longo prazo. Utilizou-se como procedimento a realização de reuniões com o grupo de profissionais da Escola, onde eram selecionados e discutidos os problemas diretamente relacionados com a implantação de programas de treinamento profissionalizantes. Os resultados evidenciaram que entre os problemas dificultadores encontravam-se: inadequação dos programas de assessoramento desenvolvidos junto à instituição, a concepção inadequada de treinamento profissionalizante pelos profissionais da escola, a situação financeira das instituições que atendem a essa clientela, as condições de trabalho de seus profissionais, levando ao desestímulo e a frustração, a falta de oportunidade para a qualificação do pessoal da instituição. Outros problemas levantados conduziram a uma análise da estrutura de funcionamento da instituição: revisão de seus objetivos, necessidade de melhor entrosamento entre os vários setores, falha na atuação da Diretoria Mantenedora. Foram ainda apresentadas soluções para a triagem dos alunos para os programas de treinamento profissionalizantes, reformulação das atividades curriculares da escola, estratégias para combater o problema das atitudes negativas e estereotipadas junto à comunidade e aos empregadores, seleção das atividades pré-profissionalizantes a serem desenvolvidos e montagem do programa de treinamento em auxiliar de horticultura.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1989&listaDetalhes%5B%5D=1989&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.