Densidade Mineral óssea em Adolescentes Femininas: Relação Entre Sobrepeso e Atividade Física Diária

Por: Joana Maria Aguiar Bulhões.

55 páginas. 2005

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar as possíveis correlações entre a densidade mineral óssea (DMO), o sobrepeso e os níveis de atividade física em adolescentes femininas de 14 a 17 anos. Os níveis de atividade física diária foram medidos por questionário em 321 adolescentes. Voluntariamente, 70 dessas adolescentes, participaram das medidas antropométricas da estatura e massa corporal para o cálculo do índice de massa corporal (IMC) por idade, para a classificação do grau de sobrepeso. Em seguida, elas foram medidas no aparelho de absortometria de dupla energia de raio-X (DXA), quanto à composição corporal e a DMO da coluna L2-L4. Como resultados, chama atenção que a gordura corporal, medida pelo DXA, mostrou-se diretamente correlacionada com o IMC (r = 0,80; p < ,0001). A DMO apresentou-se inversamente correlacionada com a idade da menarca (r = −0,29; p = 0,013) e diretamente correlacionada com o IMC (r = 0,44; p = 0,0001), % de gordura corporal (r = 0,30; p = 0,011) e com a massa magra (r = 0,49; p < ,0001). Os valores médios do conteúdo mineral ósseo (CMO) foram significativamente mais elevados nas adolescentes com sobrepeso em relação às eutróficas (p = 0,014). O estudo concluiu que a atividade física influenciou positivamente na DMO e CMO de adolescentes ativas eutróficas e com sobrepeso e o IMC mostrou-se um bom indicador de variação na gordura corporal de adolescentes. A pesquisa fornece subsídios para o estímulo da atividade física em adolescentes na prevenção da osteopenia e osteoporose.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=923&listaDetalhes%5B%5D=923&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.