(des) Motivação na Educação Física Escolar: Uma Análise a Partir da Teoria da Autodeterminação

Por: Antonio Carlos Monteiro de Miranda, Ieda Parra Barbosa?rinaldi, e Lenamar Fiorese Vieira.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.38 - n.3 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O estudo objetivou identificar a presença da desmotivação na educação física escolar, por meio da teoria da autodeterminação, com vistas à compreensão de possibilidades de intervenção. Aplicamos o questionário de Goudas, Biddle e Fox (1994) para 371 alunos de educação física do ensino médio. Na análise dos dados usamos o teste de Mann-Whitney e o alpha de Conbrach. Os resultados indicaram baixa prevalência de desmotivação (7,3%); evidenciaram que para esse contexto de estudo a motivação prevaleceu e contrariaram achados anteriores. A pesquisa aponta algumas estratégias que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/pt/-des-motivacao-na-educacao-fisica/articulo-resumen/S0101328915001286/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.