Desafios e Possibilidades do Trabalho Pedagógico no Ensino da Educação Física no Contexto da Rede de Ensino Pública de Belém: a Experiência do Pibid/capes na Uepa

Por: Zaira Valeska Dantas da Fonseca.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O trabalho aqui apresentado é fruto das experiências de ensino, investigação e intervenção realizadas pelos professores supervisores e alunos-estagiários no decorrer dasdisciplinas Estágio Supervisionado I e II, do curso de Educação Física da UEPA. Surgiu a partir da necessidade de consolidação da perspectiva de relação dialógica universidade-escola. O trabalho pedagógico desenvolvido pelo grupo partiu do pressuposto de que a Educação Física traz em sua trajetória a necessidade histórica e urgente de transformação das práticas desenvolvidas no interior da escola. No que concerne ao campo educacional, tais práticas têm sido marcadas hora pela vinculação à saúde, hora pelo tecnicismo exacerbado da esportivização da disciplina e hora pela ausência de ação mais sistemática do professor no que tange ao trato com o conhecimento da disciplina, o que caracterizou historicamente as conhecidas aulas “livres” (COLETIVO DE AUTORES, 1992).

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5427

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.