Resumo

As vozes indígenas são uma área emergente de pesquisa e prática interdisciplinar dentro do esporte para o desenvolvimento (SFD). No entanto, o crescente corpo de literatura sobre SFD indica que os currículos dos programas podem entrar em conflito com as formas indígenas de conhecimento, o que pode minar a sustentabilidade e a revitalização cultural. O objetivo deste comentário é, portanto, refletir sobre a programação contemporânea do SFD através das lentes do conhecimento e das práticas pedagógicas indígenas. Ao fazê-lo, identificamos estratégias e práticas a serem integradas nos programas e políticas existentes do SFD. Tais estratégias e práticas pedagógicas alcançam dois objetivos: (1) aumentar o corpus crescente de literatura sobre práxis orientadas para a comunidade e (2) fornecer recomendações para a implementação estratégica do conhecimento indígena para facilitar a estruturação de pedagogias indígenas no desenvolvimento de programas. Estas estratégias e práticas são informadas pela nossa própria cultura e origens étnicas, uma Oglala Lakota e uma Queniana-Kalenjin-Keiyo, inculturadas numa pedagogia eurocêntrica que orienta a nossa posicionalidade.

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