Descrição e Análise do Atendimento de Enfermagem à Criança: Contribuições Para a Assistência Primária à Saúde

Por: Lislaine Aparecida Fracolli.

197 páginas. 1994

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho teve por objetivo caracterizar o Atendimento de Enfermagem à criança, na assistência primária à saúde. As características descritas estão relacionadas à quatro aspectos específicos: o modelo seguido para realização do Atendimento de Enfermagem; a ocorrência das ações previstas no Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança (1984), nos Atendimentos de Enfermagem observados; a comparação entre as proposições teóricas dos Programas de Saúde elaborados nas esferas centrais de administração pública e as proposições dos programas desenvolvidos nos serviços de saúde; a capacitação dos profissionais de enfermagem para realização do Atendimento de Enfermagem. Os dados foram coletados através da observação direta, de 45 Atendimentos de Enfermagem realizados em seis Postos de Saúde Municipais, através de entrevistas, com profissionais auxiliares de enfermagem e profissionais enfermeiros em exercício nos referidos Postos. Os resultados obtidos permitiram verificar que o profissional auxiliar de enfermagem realizou mais Atendimentos de Enfermagem do que o enfermeiro. Os Atendimentos de Enfermagem apresentaram duração de dois à cinco minutos cada um, e em cerca, de 65% dos Atendimentos de Enfermagem ocorreram interrupções durante a realização dos mesmos. Os comportamentos mais freqüentemente registrados nos Atendimentos de Enfermagem apresentaram comportamentos verbais. Os resultados mostram que os Atendimentos de Enfermagem não apresentaram uma padronização entre si. A ação de acompanhamento do crescimento foi a ação do Programa de Assistência à Saúde da Criança executada com maior freqüência nos Atendimentos de Enfermagem. Foi observado que os profissionais da equipe de enfermagem, de um modo geral, não apresentavam capacitação específica para realizar o Atendimento de Enfermagem à Criança, no âmbito da assistência primária à saúde. A sugestão oferecida pelos entrevistados foi a implementação de programas de treinamentos específicos para essa atividade.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1434&listaDetalhes%5B%5D=1434&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.