Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a associação de fatores psicológicos e práticas corporais com o desempenho acadêmico de estudantes do ensino médio. Participaram uma amostra de 330 estudantes, composta por 167 meninas e 163 meninos. Foram utilizados instrumentos de escala Likert para coleta de informações sobre autoconceito e autoeficácia geral e acadêmica. Foi registrado o tempo gasto em atividades físicas moderadas a vigorosas, bem como a participação em diversos tipos de práticas corporais, como esportes, danças, artes marciais, artes cênicas e exercícios físicos sistemáticos. O desempenho acadêmico foi referido a partir das notas dos alunos nas disciplinas regulares. A análise de regressão linear foi utilizada para verificar a associação das variáveis ​​independentes com o desempenho acadêmico. O modelo de regressão ajustado explica entre 7% e 36% da variância do desempenho acadêmico, enquanto o Autoconceito explica o desempenho acadêmico em seis das doze disciplinas, e a média das notas, com valores Beta entre 0,13 (p = 0,02) para Sociologia e 0,28 (p<0,01) para Matemática. A autoeficácia acadêmica explicou o desempenho em onze disciplinas e a média das notas, com valores Beta entre 0,21 (p<0,01) para Educação Física e Filosofia, e 0,44 (p<0,01) para Biologia. A participação em atividades extracurriculares envolvendo práticas corporais explicou o desempenho acadêmico em seis disciplinas e a média das notas, com valores Beta entre 0,14 (p = 0,02) para Sociologia e 0,31 (p <0,01) para Artes. As variáveis ​​psicológicas estudadas e a participação em projetos de práticas corporais durante atividades extracurriculares correlacionaram-se com o desempenho acadêmico nas diversas disciplinas escolares e com a média das notas.

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