Desempenho das Habilidades Motoras de Alunos do Proamde com Paralisia Cerebral

Por: Fernanda Gomes Monsores, Juliana Cruz Ferreira, Kathya Augusta Thomé Lopes, Minerva Leopoldina de Castro Amorim e Rebeca Rocha de Oliveira.

XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO:Analisar o desempenho das habilidades motoras combinadas em adultos com paralisia cerebral(PC).MÉTODO:A amostra foi constituída por 5 indivíduos, sendo 3 homens e 2 mulheres, todos participantesdo Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE). Foi utilizada a avaliação interna do pro-grama, baseada nos testes (TGMD-2; KTK; EDM- Rosa Neto), aplicada duas vezes ao ano, com o intuito deavaliar o desenvolvimento dos alunos. Na pesquisa, trabalhou-se apenas os pontos: Driblar em deslocamentocom a mão (D/E), Conduzir a bola com o pé (D/E) e saltar com ambos os pés para frente. Na primeira ava-liação, observamos as habilidades e dificuldades na realização da atividade, no ponto 2, três dos indivíduosapresentaram muita dificuldade em manter o domínio da bola em movimento e apenas um não conseguiurealizar.RESULTADOS:Através dos dados obtidos, houve a averiguação do desempenho dos indivíduos. Nointervalo entre as avaliações, houveram  24 aulas, sendo duas sessões semanais, e duração de 75 minutos cada.Após a intervenção, os participantes foram reavaliados para verificar a melhoria ou estagnação. Após a coletade dados, foram comparadas as duas avaliações, e notou-se que houve uma melhoria significativa, em que osindivíduos apresentaram pouca/nenhuma dificuldade na realização das atividades propostas.CONCLUSÃO:-Concluí-se que as atividades que estimulam o desenvolvimento das habilidades motoras são essenciais para oavanço motor de pessoas com PC nas ações que envolvem deslocamento e controle dos membros superiorese inferiores auxiliando-as na melhor realização das simples atividades diárias

Endereço: http://cev.org.br/eventos/xi-cbafs-congresso-brasileiro-de-educacao-fisica-e-saude/

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.