Desempenho Fisico e Respostas Eletromiograficas dos Musculos Vasto Lateral, Vasto Medial e Reto Femoral Durante Esforços Intermitentes Anaerobio em Ciclistas

Por: .

2002 02/02/2002

Send to Kindle


Resumo

O propósito do presente estudo foi analisar as respostas eletromiográficas dos músculos Vasto Lateral (VL), Vasto Medial (VM) e Reto Femoral (RF) durante um esforço intermitente anaeróbio e estabelecer correlações entre os sinais eletromiográficos dos músculos VL, VM e RF e os indicadores de desempenho físico. Oito ciclistas do sexo masculino (idade = 18-30 anos) foram submetidos a três testes anaeróbio de Wingate (W1, W2 e W3) intercalados por dois minutos de recuperação. Foram mensuradas a amplitude dos sinais eletromiográficos (EMG-RMS) e a potência média relativa (PMR), obtida durante os testes de Wingate. Houve queda de 27% na PMR do W1 para o W3. Com o decorrer dos testes de Wingate, verificou-se uma pequena redução na EMG-RMS do W1 para o W3 sendo mais acentuada para o RF (13%) do que para os músculos VL e VM (6%). As respostas diferenciadas de EMG-RMS apresentadas pelos músculos podem ser explicadas pelas diferenças nas propriedades biomecânicas, arquitetônicas e morfológicas. A análise de regressão múltipla indicou que o músculo com maior contribuição para o desempenho físico foi o VL. Este músculo, isoladamente explica em 68%, 45%, e 60% a variação dos resultados de desempenho físico nos testes de W1, W2 e W3, respectivamente. De acordo com os resultados podemos concluir que o padrão de fadiga muscular apresentado pelos músculos VL, VM e RF são diferenciados. Verifica-se uma queda na PMR e uma redução dos EMG-RMS, todavia, em diferentes proporções. Isto indica a necessidade do desenvolvimento de estudos que mensure os acúmulos de metabólitos e alterações no padrão dos sinais eletromiográficos durante esforços intermitentes de alta intensidade.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000357196&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.