Desempenho de Indivíduos com Deficiência Mental na Situação de Escolha Segundo o Modelo.

Por: Ana Lucia Cortegoso.

350 páginas. 1984

Send to Kindle


Resumo

O paradigma de escolha segundo o modelo é bastante conhecido enquanto estratégia de ensino dos conceitos de igual e diferente. O paradigma é, ele próprio, um objeto de estudo nas áreas de controle de estímulo, formação de conceitos e discriminações condicionais. O desempenho de três indivíduos com retardo mental submetidos a situações de emparelhamento ou desemparelhamento segundo o modelo foi observado em dois estudos complementares. No primeiro estudo, procurou-se derivar uma estratégia de ensino adequada para instalar o conceito de igualdade no repertório de um sujeito. O segundo estudo foi dedicado à investigação da relevância de algumas variáveis (número de estímulos de escolha, diferenças de dimensão entre os estímulos de comparação e características desses estímulos dentro de cada condição) para a aquisição de emparelhamento e desemparelhamento em dois novos sujeitos, além do sujeito do primeiro estudo. O primeiro estudo mostrou que embora o sujeito estivesse respondendo corretamente sob condições em que aspectos irrelevantes dos estímulos de escolha se apresentavam ampliados, essas respostas estavam sob controle de aspectos do estímulo irrelevantes para o conceito de igualdade entre estímulos, e deterioraram quando as dicas (prompts) artificiais foram removidos da situação de treino. No segundo estudo, foi possível demonstrar que o uso de 4 estímulos de comparação é melhor que dois ou seis para a aquisição das respostas de emparelhar e desemparelhar. Foi possível demonstrar também a eficiência dos procedimentos que usaram estímulos manipuláveis vs representação gráfica. Estratégias de escolha incorretas foram identificadas com os três sujeitos: estratégia de tamanho sob essa condição experimental, e estratégia de posição. Algum apoio para a regra SD em oposição à de S pode ser observado. Os resultados desses estudos indicam a necessidade de estudos que enfatizem a investigação da relação entre estímulos e não das respostas do sujeito aos estímulos em comparação. Finalmente, uma análise de diversas variáveis envolvidas no paradigma de escolha segundo o modelo, que merecem investigação, é oferecida.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2047&listaDetalhes%5B%5D=2047&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.