Desempenho Motor. Um Estudo Normativo e Criterial em Crianças da Região Autónoma da Madeira, Portugal

Por: Ana C. Neves, Ana J. Rodrigues, António M. Antunes, Carlos M. Esteves, Duarte L. Freitas, Élvio R. Gouveia, Francisco J. Fernandes, Gil H. Afonso, Johan Lefevre, José M. Carmo, José Maia, Luís P. Conceição, Maria J. Almeida e Vítor P. Lopes.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.9 - n.3 - 2009

Send to Kindle


Resumo

O objectivo central do presente estudo foi construir valores de referência para as habilidades de locomoção e de manipulação em crianças da Região Autónoma da Madeira, Portugal. A amostra envolveu 853 crianças, 426 rapazes e 427 raparigas,com idades compreendidas entre os 3 aos 10 anos, que partici-param na pesquisa ‘Crescer com Saúde na Região Autónoma da Madeira’. As habilidades motoras foram avaliadas através do ‘Test of Gross Motor Development’. As crianças madeirenses apresentaram uma melhoria de resul-tados com a idade, na quase totalidade das habilidades moto-ras. Os rapazes foram mais proficientes do que as raparigas nas habilidades de manipulação. O maior número de crianças madeirenses foi classificado na categoria ‘médio’ nas habilida-des de locomoção (51.5%) e de manipulação (37.7%). As crian-ças madeirenses apresentaram equivalentes etários abaixo da média nas habilidades de locomoção (86.5%) e de manipulação (87.7%). Um aumento de mestria com a idade foi observado na corrida, galope, deslocamento lateral, drible, agarrar e lança-mento por cima do ombro. As crianças madeirenses apresenta-ram desempenhos inferiores relativamente às norte-americanas. Os resultados da presente pesquisa devem fomentar a investi-gação e conduzir à implementação de programas na escola e demais instituições com o objectivo de promover o normal crescimento e desenvolvimento motor das nossas crianças.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.