Desempenho Tático de Jogadores de Futebol: Comparação Entre Equipes Vencedoras e Perdedoras em Jogo Reduzido

Por: Daniel Pimenta Castelão, Ezequiel Steckling Müller, Israel Teoldo da Costa, Julio Manuel Garganta, Júlio Wilson Dos-santos e Roberto Nascimento Braga da Silva.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.21 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

RESUMO: O presente estudo teve como objetivo analisar e compreender o desempenho tático de jovens jogadores de futebol que contribuíram para o sucesso e alcance da vitória na realização de jogo reduzido. Para isto comparou-se desempenho tático de equipes vitoriosas e derrotadas na execução do teste tático 3GRxGR3. Foram avaliadas 3810 ações táticas realizadas por 12 equipes compostas por 72 atletas das categorias sub-11 (n=12), sub-13 (n=12) sub-15 (30) e sub-17 (n=18), de clubes portugueses. A análise estatística foi realizada a partir do software SPSS for Windows, versão 17.0. Foram realizadas análises descritivas e os testes de Kolmogorov-Smirnov, Qui-quadrado, Mann-Whitney U, T-teste para amostras independentes, e o teste Kappa de Cohen para determinação da confiabilidade da amostra. Os resultados indicaram que 12 das 76 variáveis analisadas apresentaram diferenças significativas entre os jogadores das equipes vitoriosas e derrotadas. Os jogadores das equipes vencedoras obtiveram superioridade na Macro-categoria Ação, nos Princípios táticos defensivos, Equilíbrio e Unidade Defensiva. Na categoria Local da ação no campo de jogo, as equipes vencedoras obtiveram superioridade no número de Ações defensivas realizadas no meio campo defensivo. Na categoria Resultado da ação, nas variáveis Continuar sem a posse de bola, Recuperar a posse de bola e Realizar finalização ao gol houve diferenças a favor das equipes vencedoras, e nas variáveis Perder a posse de bola e Sofrer finalização ao gol por parte das derrotadas. Na Macro-categoria Performance, a superioridade dos jogadores vencedores foi constatada pelo melhor Índice de Performance Tática (IPT) nos princípios Penetração, Unidade Ofensiva e na Fase ofensiva do jogo. Os resultados encontrados indicam que os jogadores das equipes vencedoras obtiveram superioridade em ambas as fases de jogo.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3645

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.