Resumo

Texto básico paea elaboração de projeto e atividades

Integra

DESENHOS E ENCANTOS DO BUMBA-MEU-BOI NO MARANHÃO

Eixos temáticos:

1 – Cultura e Manifestações folclóricas

2 – Memória Histórica e Social

3 – Espaço Social: Centros de Cultura, Comunidade, Ruas e Becos, Arraiais

4 – Manifestações Culturais

5 – Aproveitamento Sustentável: Turismo cultural e lazer

6 – Mercantilização da Cultura Popular

Disciplinas envolvidas:

Sociologia, Design, Educação Física,

Geografia, História Artes, Língua Portuguesa,

Metodologia da Pesquisa Científica.

Roteiro de Atividades:

1 – Visitas ao Centro Histórico de São Luís (pelo menos duas);

2 – Estudos sobre História do Maranhão (Séculos XIX – XX ,e atualmente)

3 – Estudo sobre Cultura, Tradição e Memória.

4 – Entrevistas com cantadores de Bumba-meu-Boi (que deverão ser gravadas para nosso documentário).

5 – Visitas aos arraiais de São Luís, com as tarefas dadas pelos professores em sala de aula.

6 – Exposição dos trabalhos produzidos pelas turmas 204 e 205 e o vídeo no teatro do CEFET-MA, em agosto, seguido de uma apresentação de um grupo de bumba-meu-boi, no pátio da escola,

7 – Confraternização, com avaliação e momento cultural envolvendo todos os que participaram do projeto DESENHOS E ENCANTOS DO BUMBA-MEU-BOI NO MARANHÃO

Roteiro da Pesquisa

  1. O Contexto Histórico

1.1 O Apogeu econômico do Maranhão (meados do século XVIII até 1894) abrangendo dois períodos:

– o ciclo do algodão (até 1868);

– o ciclo do açúcar (1868 a 1894)

1.2 A Guerra de Secessão nos EUA

1.3 Os primeiros grupos de Bumba-meu-boi no Maranhão

1.3  A influência cultural dos grupos étnicos na formação da manifestação folclórica

1.4. O ciclo do Bumba-meu-boi

  1. O vocabulário do Bumba-meu-boi

2.1  O Auto do Bumba-meu-boi

2.1.1  A relação do Auto, do enredo e dos personagens com os aspectos sociais, políticos e econômicos no contexto maranhense.

2.1.2  A crítica social presente no Auto do Bumba-meu-boi

  1. O conceito de Cultura

3.1 Cultura popular

3.2 Cultura de massa

3.3 A Indústria Cultural no contexto do Bumba-meu-boi

3.4 Tradição e Modernidade, impasses e embates.

3.5 A Mercantilização da Cultura Popular

  1. Tarefas (a serem executadas pelos alunos nos arraiais)

4.1 Identificar nos grupos:

– Ritmo, figurino, instrumentos e bailado.

– Observar as toadas e os seus temas, quais os elementos presentes nas letras e nas melodias (cenas históricas, problemas sociais, contexto político da cidade, devoção religiosa, toadas de amor, toadas de pique – provocação a outros cantadores).

– Nome do grupo

– Procedências (relacionadas ao sotaque), ao município de origem do conjunto e, se for da ilha de São Luís, o bairro de procedência.

– observar a evolução do conjunto no terreiro (se há um bailado espontâneo ou se foi feita alguma coreografia).

– Observar o couro do Boi e os elementos presentes na composição do mesmo: motivação religiosa, exaltação da natureza, ou a lembrança do município / comunidade de onde se originou o conjunto.

– Observar se há um traço folclórico no confronto entre “festa” e “representação”.

– Observar a influência da indústria cultural (mídia), empresas, durante a apresentação dos conjuntos nos arraiais.

4.2  Apresentação de Relatórios crítico-descritivos (onde os alunos deverão se posicionar criticamente diante do que foi observado).

4.3 Texto escrito a ser apresentado e socializado em sala de aula

4.4 Avaliação do Projeto com Professores, alunos envolvidos e serviço de orientação pedagógica.