Desenvolvimento e Avaliação de Um Questionário Baseado na Web Para Avaliar o Consumo Alimentar e a Atividade Física de Escolares

Por: Filipe Ferreira da Costa.

171 páginas. 2013 30/10/2013

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve o objetivo de desenvolver um questionário para um sistema de monitoramento do consumo alimentar, atividade física e comportamento sedentário de escolares do 2º ao 5º ano baseado na Web – Questionário CAAFE. Trata-se de um estudo de natureza metodológica, envolvendo desde a fundamentação teórico-metodológica do questionário a validação da seção de atividade física. Uma pesquisa formativa foi realizada, utilizando diferentes recursos metodológicos, como: 1) uma pesquisa formativa inicial que incluiu reuniões com profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, revisão dos instrumentos na literatura científica, grupos focais realizados com professores de Educação Física e nutricionistas, visitas aos laboratórios de informática do sistema escolar; 2) o design e conteúdo da interface incluíram várias fontes de dados como um diário de sete dias preenchido por 180 alunos, os registros dos itens oferecidos na alimentação escolar, alimentos investigados na Pesquisa de Orçamento Familiar, instrumentos prévios e dados dos grupos focais com professores e nutricionistas; 3) a terceira etapa foi composta por duas ondas de testes de usabilidade do software com os usuários finais. Após o delineamento da versão final, foi realizado um estudo de validação e reprodutibilidade da seção de atividade física do instrumento, utilizando-se a observação direta como método de referência. O resultado da pesquisa formativa foi o desenvolvimento de um questionário baseado na Web que fornece informações simultaneamente sobre comportamentos de atividade física e de consumo de alimentos, utiliza diferentes estratégias para ajudar as crianças a se lembrarem do que comeram / fizeram no dia anterior, usa predominantemente a linguagem não textual, é compatível com a tecnologia disponível nas escolas e pode ser respondido de forma autônoma por escolares do 2º ao 5º ano. O questionário apresentou alta sensibilidade para 10 das 19 atividades calculadas, e alta especificidade, variando entre 89,4% a 100%. Concluindo, a versão final do Questionário CAAFE é uma ferramenta fácil e atraente para avaliar o consumo alimentar, atividade física e comportamento sedentário, além de compatível com as habilidades cognitivas de crianças a partir dos sete anos de idade.

Endereço: http://ppgef.ufsc.br/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.