Desenvolvimento do Comportamento Motor Aquático: Implicações Para a Pedagogia da Natação

Por: e Ernani Xavier Filho.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.10 - n.2 - 2002

Send to Kindle


Resumo

Há um relativo consenso de que os conhecimentos acerca da seqüência de desenvolvimento motor podem subsidiar a estruturação de programas de Educação Física. Entretanto, a aplicação desses conhecimentos nos programas de ensino da natação ainda é incipiente. A prática comum consiste na utilização de “seqüências pedagógicas” para o ensino dos quatro estilos, sem considerar as fases de desenvolvimento da habilidade nadar, na primeira infância. Os objetivos do presente ensaio foram: a) revisar alguns estudos que descreveram a seqüência de desenvolvimento motor aquático e b) identificar os aspectos teóricos que podem ser aplicados para um melhor desenvolvimento de programas de natação. PALAVRAS-CHAVE: nadar; seqüência de desenvolvimento motor aquático, habilidade motora, processo ensinoaprendizagem de habilidades motoras.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/issue/view/41

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.