Desenvolvimento de Aplicativo Gamificado Para o Esporte Como Apoio Ao Ensino da Educação Física nas Escolas de Ensino Fundamental

Parte de Políticas Públicas, Modelos de Negócio e Inovação em Ambientes Digitais, Esporte e Mídia . páginas 339

Resumo

A investigação sugerida por este trabalho pretende elaborar um aplicativo gamificado que auxilie metodologicamente professores nas aulas da Educação Física nas escolas, estimule crianças e adolescentes à prática esportiva por meio do uso das tecnologias midiáticas e seja uma opção de aprendizado informal para aqueles que se interessem por esportes. A metodologia proposta se resume primeiramente em pesquisa bibliográfica para levantamento de dados, entrevistas para detectar as reais necessidades do grupo pesquisado, pesquisa participante para articular a produção de conhecimento com a ação educativa, produção audiovisual, programação e implantação do aplicativo gamificado e por fim, aplicação da pesquisa em dois grupos de alunos de duas escolas, com a posterior avaliação e discussão dos resultados obtidos. A proposta visa modificar atitudes, encorajando crianças e jovens a continuar a prática esportiva durante a fase adulta, ao mesmo tempo que transmite conhecimento. Pretende-se com essa proposta de investigação que o aplicativo gere novas reflexões de como podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas, estimule atitudes mais saudáveis e colabore para o convívio social e participativo das pessoas em torno das atividades esportivas. Palavras-chave: ecologia dos meios; esporte; gamificação; educação física; mídias digitais