Desenvolvimento de Um Marcador Ativo de Led Para Análise Cinemática : Validação e Aplicação no Salto Sobre a Mesa da Ginástica Artística

Por: Heber Teixeira Pinto.

2015 31/03/2015

Send to Kindle


.Resumo

O salto sobre a mesa da ginástica artística (GA) é uma prova composta por um único elemento e de grande importância para o atleta (nas competições individuais) e para sua equipe. No salto sobre a mesa, os atletas realizam rotações em torno dos eixos corporais e utilizar de marcadores passivos para análise cinemática por videogametria é preciso um elevado número de câmeras porque a disposição das câmeras para o registro deste movimento faz com que os iluminadores fiquem no campo óptico de outras câmeras. Para resolver este problema desenvolvemos um marcador ativo de LED para atender as necessidades da modalidade utilizando LED de alto brilho e baterias individuais. Fizemos a validação do marcador comparando-o com marcadores utilizados em sistemas de análise cinemática e utilizamos os marcadores desenvolvidos para obter um modelo de representação corporal para análise do salto sobre a mesa. Os resultados mostram que o marcador ativo desenvolvido de 10mm pode ser utilizado em volumes com dimensões de até 10m x 2,5m x 4m permitindo o erro médio absoluto de 2,41mm, desvio padrão de 2,84mm e exatidão de 2,86mm. Com o marcador ativo desenvolvido utilizamos menos câmeras que em outros estudos e não foram registrados 3 marcadores em cada segmento corporal no máximo 3 frames consecutivos. A maior diferença entre a avaliação antropométrica e a média dos valores obtidos foi 1,5 cm. O marcador ativo de LED desenvolvido mostrou se adequado para análise de gestos técnicos que requerem grandes volumes, como, o salto sobre a mesa. Este marcador mostra-se como uma solução para análise cinemática de movimentos que os atletas realizam rotações em torno dos eixos corporais para auxiliar na detecção de falhas e aprimorar o desempenho dos atletas. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000952221&opt=1

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.