Resumo

As artes marciais têm tido grande repercussão nos últimos anos por conta de sua esportivização, muito em função do ingresso de diversas modalidades no programa Olímpico, como judô, taekwondo e karatê. O Kendo é uma arte marcial muito tradicional, onde os praticantes e organizadores tentam mantê-lo fora dos circuitos esportivos, não dando a ele o caráter de esporte. Apesar disso, existe desenvolvimento nas competições, encontrando um caminho científico para tentar melhorar as técnicas de luta. O presente estudo teve o objetivo de desenvolver uma metodologia de análise técnica e tática no Kendo. Para este
fim, um software de análise de vídeo foi desenvolvido, a fim de facilitar a coleta de dados das lutas, tendo sido nomeado VideoK. As lutas analisadas foram do 15º Campeonato Japonês de Kendo e foram disponibilizadas em um site de streaming de vídeo pela própria Federação Japonesa de Kendo. Um avaliador realizou duas coletas das quinze lutas selecionadas do campeonato para avaliar a correlação intra-avaliador. Em todas as marcações das análises foram obtidas correlações classificadas como “muito boas”, indicando boa reprodutibilidade. Foi possível ainda obter as médias dos alvos dos golpes das quinze lutas, sendo que a de maior ocorrência média foi o Men (cabeça), seguido por Kote (mão), Do (tronco) e Tsuki (garganta). A reprodutibilidade inter-avaliador também foi analisada, onde um segundo avaliador coletou dados de dez lutas do mesmo campeonato e os dados foram comparados com a coleta do primeiro avaliador. Todas as correlações foram classificadas como “muito boas” entre os dois
avaliadores.

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