Desenvolvimento de Uma Escala de Imagem Corporal Para Mulheres Brasileiras

Por: Catiane Souza, Cloud Kennedy Couto de Sá, Edgar Santiago Wagner Neto, Emanuelle Francine Detogni Schmit, Erik Menger Silveira, Jefferson Fagundes Loss e Letícia Miranda Resende da Costa.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.19 - n.5 - 2017

Send to Kindle


Resumo

A imagem corporal é um importante parâmetro de satisfação com o corpo e precisa ser avaliada com instrumentos desenvolvidos e validados para uma população específica. O estudo teve como objetivo desenvolver e validar uma escala para avaliação de imagem corporal em mulheres brasileiras. Foi elaborada uma escala composta por 11 silhuetas. Sete experts, em diferentes áreas da saúde fizeram a validação de conteúdo. Para avaliar a repetibilidade (duas avaliações consecutivas) e a reprodutibilidade (reavaliação após uma semana) foi selecionada uma amostra intencional estratificada em quatro grupos de acordo com a caracterização de brasileiras segundo o seu estado nutricional. Participaram 125 mulheres de 18 a 55 anos e IMC de 18,5 a 38,6 kg/m2. Para avaliar a repetibilidade e a reprodutibilidade, foram consideradas as respostas isoladas do corpo atual, do corpo ideal e da diferença entre eles, por meio do Coeficiente Kappa (k), sendo que, seria considerado satisfatório k ≥ 0,6. Para todos os testes α = 0,05. Na fase de validação de conteúdo o instrumento desenvolvido, e alterado conforme sugestões dos avaliadores, foi considerado muito adequado por seis dos sete experts. A concordância Kappa foi boa nas questões isoladas e na diferença entre elas, tanto na repetibilidade, quanto na reprodutibilidade. A Escala de Imagem Corporal foi considerada com validade de conteúdo, apresentando uma boa repetibilidade e reprodutibilidade. Sendo um instrumento de baixo custo e rápida aplicação/avaliação, pode ser utilizado na avaliação da insatisfação com a imagem corporal de brasileiras com IMC entre 18,5 e 38,6 kg/m2, em diferentes contextos.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2017v19n5p608

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.