Resumo

O presente estudo examinou o desenvolvimento do jogo (performance e envolvimento) dos alunos durante a sua participação em duas unidades de jogos de invasão lecionados através do modelo de educação desportiva, considerando o contexto (e.g., competição) e o sexo e nível de habilidade dos alunos. Foi implementada uma investigação-ação com dois ciclos iterativos de planeamento, intervenção, monitorização e reflexão. Vinte e seis alunos do 7.º ano de escolaridade (10 raparigas e 16 rapazes, Midades = 12.3), participaram em 24 aulas de dois jogos de invasão. A análise diferencial foi realizada através de testes-t de amostras independentes e, posteriormente, para controlar o efeito do tempo de participação, foi conduzida uma análise de covariância. Verificaram-se maiores pontuações na performance e envolvimento no jogo nos rapazes e alunos com mais habilidade, nas duas épocas e contextos (e.g., performance no andebol, rapazes = 43.32 ± 7.84, raparigas = 36.86 ± 5.74; t (24) = 2.247, p = .034, d = .94; envolvimento no andebol= rapazes: 4.59 ± .96; raparigas: 3.75 ± 1.02; t (24) = 2.116, p = .045, d = .85). Os resultados sugerem, também, uma mediação do nível de habilidade na discriminação do contexto que favorece maiores níveis de performance

Acessar