Resumo

Este trabalho esta centrado na investigaçãona interferênciade umprograma de jogos infantis nas aulas de Educação Física em crianças de 7 a 9 anos de idade na cidade de Florianópolis, através de dados quantitativos (testes motores)e qualitativos (acertose erros).Tal estudo foi motivado pela constante solicitação por parte das Superintendências Regionais de Ensino ao Departamentode Educação Físicada Universidade Federal de Viçosa, para a realização de cursos de orientação pedagógica da Educação Física no EnsinoFundamental. Oobjetivo do presente estudo foi investigar se a utilização intencionadade umprogramade jogosinfantis em aulas de Educação Física no EnsinoFundamental se é capaz de apresentar diferenças nodesempenho quantitativo e qualitativo com relação aos Padrões Fundamentais de Movimento (PFM), Equilíbrio Dinâmico, Lançamento e Corrida. Para tanto foi necessário uma leitura e análise de uma bibliografia voltada para os Padrões Fundamentais de Movimento e Jogos e suas classificações. Foram selecionados dois grupos sendo, umde controle (GC) com aulas tradicionais constituído de 21 crianças e um grupo experimental (GE) com 15 crianças, obedecendo a um programa de 20 aulas de jogos infantis preestabelecido envolvendo os PFM. Aanálise dos dados foram realizados por meiode análise estatística coma utilização da Análise de Variância (Anova), revelando que não houve diferenças significativas estatisticamente a nível de 5% nos parâmetros quantitativos. Já nos parâmetros qualitativos, as crianças evoluíram em todos os padrões de movimento nos dos grupos estudados. A conclusão do trabalho foi que mesmo trabalhando aulas tradicionais e um programa de jogos infantis, as crianças evoluíram nos padrões de movimento mas, percebemos que as aulas do programa de jogos infantis apresentaram um maior envolvimento das crianças dentro dos aspectos afetivos e sociais, sendo assim o que se apresenta mais importante para a criança é que ela tenha uma atividade fisica regular e constante.