Desenvolvimento e Revelação das Altas Habilidades, Revisão Sistemática com Metanálise: Modelo de Aprendizagem Neuronal no Esporte/educação

Por: Tadeu Correia da Silva.

199 páginas. 2015 10/08/2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desta pesquisa foi elaborar um modelo teórico de Aprendizagem e Desenvolvimento Neuronal em Altas Habilidades (AH), também capaz de prognosticar no sentido de seu desenvolvimento. Desta maneira surgiu à necessidade de se interpretar o atual paradigma dominante que envolve os Portadores de Altas Habilidades/Superdotados, bem como os processos e sistemas em suas intervenções didático-pedagógicas. O caminho percorrido foi a coleta de dados sobre estudos das AH/S, os quais foram tratados por metanálise e posteriormente pelo método da revisão sistemática. A matriz teórica que fundamentou a elaboração do estudo em tela teve por bases referenciais o recorte historiográfico com foco na Paidéia grega, a Epistemologia Genética de Jean Piaget e a teoria de Lev Semenovitch Vygotsky, em especial ao que se refere a Zona de Desenvolvimento Proximal e seu viés neuronal, e, as teorias das neurociências. Esses referenciais possibilitaram com base na Gestão do Conhecimento, compreender os limites de intervenção do modelo proposto. Nesse sentido, o estudo foi organizado de modo a apresentar uma análise histórico-contextual das tendências pedagógicas das Altas Habilidades/Superdotação, revelando suas determinações e os efeitos da sua influência no conhecimento vigente. Concluiu-se, em termos gerais, que a legitimação pedagógica de um modelo sustentado pela neuroplasticidade aponta para novas fronteiras na Educação e no Treinamento Físico Esportivo. Em termos específicos, foram propostos indicadores de metapesquisa superadores de concepções correntes na área de treinamento desportivo.

Endereço: http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/processaPesquisa.php?listaDetalhes%5B%5D=7897&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.