Desenvolvimento e Validação de Um Questionário Sobre Uso do Facebook Voltado Para Praticantes de Atividades Físicas em Academias

Por: Caroline Dias, Cristian Roncada, Matheus Pedroso e Rodrigo Sartori.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.22 - n.4 - 2017

Send to Kindle


Resumo

A prática de atividades físicas vem sofrendo modificações com o avanço da internet. Usuários de academias utilizam desta tecnologia para se conectarem as redes sociais virtuais como o Facebook. Assim, o estudo tem como objetivo construir e validar um questionário sobre o uso do Facebooke a prática de atividades físicas. A partir do referencial teórico elaborou-se 20 itens separados em cinco domínios, com respostas em escala do tipo Likert, com pontuação final de 0 a 100. A validação interna do instrumento foi feita em cinco etapas: a) alfa de Cronbach (αC); b) Correlação de Kendall; c) coeficiente de correlação intraclasse; d) efeitos de teto/piso; e) índice de Kappa. A amostra foi composta por 385 alunos de academias, sendo 273 do sexo feminino (70,9%), com média de idade 31,61±9,62 anos. Os valores atribuídos ao coeficiente de αC demonstram haver excelente fiabilidade entre perguntas (itens) e suas respostas (αC=0,923). Ao aplicarmos a correlação do αC (r²) encontramos todos os valores acima do esperado: ≥0,3, reforçando uma associação positiva entre itens e categorias. Os valores encontrados com a aplicação dos efeitos do teto/piso nos mostram que 10 itens (50%) apresentaram um efeito piso. A reprodutibilidade por meio do índice de Kappa atribuiu valor máximo (muito bom) para 11 itens, sendo que nenhum ficou na classificação mais fraca (pobre). Por fim, a validação demonstrou que o instrumento possui um bom desempenho para avaliar o que se propõe.

Endereço: http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/9968

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.