Desenvolvimento e Validação de Um Sistema de Telemetria Para Avaliação de Desempenho Motor em Atletas Usuários de Cadeira de Rodas

Por: Anselmo de a Costa e Silva, Eduardo Coco, José Irineu Gorla, Mariane Borges, Natany Nunes e Omar Branquinho.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O estudo visa desenvolver um sistema para localização de atletas cadeirantes em quadra. Para tal, foi utilizada uma rede de sensores sem fio (RSSF) para monitoração do atleta em tempo real. Para analisar a propagação de sinal foram mapeados trinta e cinco pontos em uma quadra poli esportiva, distribuídos acompanhando marcações padrão no chão da quadra. Estes pontos foram usados para os testes de posicionamento e nós âncoras foram posicionados nas quatro extremidades da quadra como bases de referencia.O mapeameto de sinal gerou um padrão de intensidade de RSSI em cada um dos 35 pontos em relação a cada âncora base, assim cada posição da quadra pode ser representada por um indicador de 4 parâmetros. Cada indicador foi convertido em um valor médio e criou-se um mapa padrão de RSSI na quadra.A análise de posicionamento foi realizada de forma rudimentar, transferindo os valores imediatos de RSSI obtidos pelo nó sensor em uma planilha, que compara o valor com o mapa base gerado. A diferença bem definida nos padrões de RSSI no mapa demonstra que é possível utilizar o método de triangulação para aferir a localização imediata de um sensor em quadra, sugerindo ser possível localizar um atleta, equipado de sensor e na mesma quadra. Contudo, o grau de precisão do algoritmo utilizando as medidas isoladas não é consistente, tornando necessário um algoritmo mais complexo, referenciando a posição histórica do atleta nos segundos anteriores para descartar possíveis posições menos prováveis no momento de exibir a localização no mapa.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.