Desenvolvimento Esportivo de Alto Rendimento e o Modelo Constraints-led Approach de Aprendizagem Motora

Por: Chris Button, Keith Davids e Luiz Uehara.

Conexões - v.17 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: Este artigo de revisão delineia conceitos teóricos importantes para estudos de aquisição motora esportiva de alto nível. Em particular, os princípios da psicologia ecológica e da teoria dos sistemas dinâmicos se uniram para formar a dinâmica ecológica, um modelo que fornece a plataforma perfeita para estudar o papel dos fatores socioculturais nos quais tem uma função importante no deselvolvimento de aprendizagem motora esportiva.  Metodologia: Os dados de informações coletadas para este artigo foi extraído principalmente de artigos científico revisados e livros acadêmicos. Este artigo de revisão utilizou o futebol brasileiro como estudo de caso. Resultados e discussão: O desenvolvimento esportivo de alto nível ocorre ao longo de muitos anos e inclui inúmeras vias formais e informais que os atletas usam para se destacarem. Por isso, a abordagem do modelo “constrainsts-led approach” foi promovida como uma estrutura para entender como as pessoas adquirem padrões de percepção motora para atividades esportivas e físicas, inclusive as de alto nível. Conclusão: Essa abordagem sugere que o papel do treinador ou professor é manipular fatores fundamentais no aluno/atleta, a fim de facilitar a descoberta do comportamento do movimento funcional

Endereço: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8649755

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.