Resumo

Objetivo: Este artigo de revisão delineia conceitos teóricos importantes para estudos de aquisição motora esportiva de alto nível. Em particular, os princípios da psicologia ecológica e da teoria dos sistemas dinâmicos se uniram para formar a dinâmica ecológica, um modelo que fornece a plataforma perfeita para estudar o papel dos fatores socioculturais nos quais tem uma função importante no deselvolvimento de aprendizagem motora esportiva.  Metodologia: Os dados de informações coletadas para este artigo foi extraído principalmente de artigos científico revisados e livros acadêmicos. Este artigo de revisão utilizou o futebol brasileiro como estudo de caso. Resultados e discussão: O desenvolvimento esportivo de alto nível ocorre ao longo de muitos anos e inclui inúmeras vias formais e informais que os atletas usam para se destacarem. Por isso, a abordagem do modelo “constrainsts-led approach” foi promovida como uma estrutura para entender como as pessoas adquirem padrões de percepção motora para atividades esportivas e físicas, inclusive as de alto nível. Conclusão: Essa abordagem sugere que o papel do treinador ou professor é manipular fatores fundamentais no aluno/atleta, a fim de facilitar a descoberta do comportamento do movimento funcional

Acessar