Desenvolvimento Funcional no Manejo da Cadeira de Rodas Para Iniciação Ao Esporte Adaptado Através do Programa de Atividade Motoras Para Deficientes ( Proamde- Hugv)

Por: C. R. R. Costa, E. M. Costa, E. S. Bezerra, K. A. T. Lopes, Maria Carolina Oliveira de Sá, P. V. B. P. Sá e S. T. U. Dugaich.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
Proporcionar ao lesionado medular instruções para o manejo da cadeira de rodas, tendo em vista a adequação da mesma em esportes adaptados.

Métodos e resultados:
A lesão medular espinhal (LME) é causada por acidentes traumáticos e não- traumáticos podendo fraturar uma ou mais vértebras danificando o órgão, ocasionando a paraplegia ou a tetraplegia. O Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE), no pólo HUGV promove atividades para o manejo correto da cadeira de rodas no espaço, desenvolvendo potencialidades do individuo. O treinamento procede com avaliação funcional em pacientes paraplégicos destacando as atividades não realizadas, o tempo de permanência é de três meses sendo as aulas duas vezes por semana com duração de quarenta minutos por sessão. Para este estudo foram utilizados cinco paciente do sexo masculino paraplégicos com faixa etária de 16 a 28 anos. Foram observadas suas habilidade de manejo da cadeira de roda em situações corriqueiras do dia-a-dia como subir rampas, degraus. Notou-se que na avaliação inicial 3 dos alunos conseguiam realizar apenas 20% das tarefas e dois 40%. Após os treinos e aulas, os alunos conseguiram 100%, porém um deles realizava com certa dificuldade, logo, todos passaram a estar aptos a iniciar atividades esportivas adaptadas.

Conclusão:
O Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE) proporciona aos alunos uma independência no manejo da cadeira de rodas os auxiliando no desempenho das AVDs e atividade física.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.