Desenvolvimento Humano e Transmissão de Valores nos Projetos Socioesportivos do Instituto Compartilhar: a Perspectiva dos Ex-alunos

Por: Ana Elisa Guginski Caron, Gilmar Francisco Afonso, e .

Motrivivência - v.29 - n.50 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar o impacto da participação de crianças e jovens nos projetos socioesportivos do Instituto Compartilhar (IC) com base na percepção de ex-alunos. Questionários online foram submetidos aos ex-alunos, obtendo 738 questionários respondidos. Com base nas respostas dos ex-alunos do IC, identificamos que a participação em um projeto pode ser sim uma possibilidade de interiorização de valores sociais – 90,40% dos respondentes afirmaram que aprenderam valores como trabalho em equipe e 88,80% aprenderam respeito durante o tempo de participação no projeto - e de contribuição para o desenvolvimento humano dos alunos envolvidos, sendo que 78% dos envolvidos na pesquisa afirmaram que o projeto contribuiu para o seu desenvolvimento como cidadão. Concluímos também que a metodologia utilizada pelo IC cumpre com um dos seus objetivos que é ensinar uma modalidade esportiva ao considerarmos que 63% dos ex-alunos afirmaram que aprenderam a jogar muito bem uma modalidade esportiva.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n50p31

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.