Desenvolvimento Motor de Criança com Paralisia Cerebral: Avaliação e Intervenção

Por: Greisy Kelli Broio Rosa, Inara Marques, Josiane Medina Papst e .

Revista Brasileira de Educação Especial - v.14 - n.2 - 2008

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Resumo

RESUMO: o objetivo deste trabalho foi analisar o desenvolvimento motor de uma criança com idade cronológica de 10 anos com paralisia cerebral do tipo atáxica e os efeitos de um programa de atividades motoras no meio aquático. O desenvolvimento motor foi mensurado seguindo os procedimentos propostos no Manual de Avaliação Motora e o programa de intervenção das atividades motoras no meio aquático foi realizada no Serviço Social da Indústria - SESI/ Londrina – Pr., duas vezes por semana, em sessões de 45 minutos por um período de 2 meses, obtendo uma freqüência de 87%. Os dados foram analisados descritivamente, comparando os resultados de pré e pós-testes. O quociente motor em todos os itens foi classificado como “muito inferior”, o que se caracteriza como déficit motor, com exceção da organização temporal que foi avaliada como “normal baixo”. Após a intervenção, a única área que mostrou avanços foi a de equilíbrio, cujo resultado mostrou que a criança avançou 12 meses na idade motora, não apresentando alterações proporcionais nas outras áreas.

PALAVRAS-CHAVE: desenvolvimento motor; paralisia cerebral; avaliação motora; intervenção; educação especial.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbee/v14n2/02.pdf

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