Desenvolvimento Motor de Crianças Obesas

Por: Ana Paula Maurilia dos Santos, Francisco Rosa Neto, Isabela de Carlos Back Giuliano, José Caetano da Silva, Lisiane Schilling Poeta e .

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.18 - n.4 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Avaliar o desenvolvimento motor de crianças obesas. A amostra foi composta por 64 crianças divididas em dois grupos: grupo de estudo (GE) e grupo controle (GC): O GE foi formado por 32 crianças com idades entre 6 e 10 anos de escolas públicas de Florianópolis/SC e com Índice de Massa Corporal (IMC) ? percentil 95 (obesas). O GC foi composto por 32 escolares eutróficos (IMC < percentil 85), pareados ao grupo caso em sexo e idade. As crianças participaram da avaliação antropométrica (massa corporal e estatura) para verificação do IMC. Na avaliação do desenvolvimento motor foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor – EDM. Foi utilizada a estatística descritiva, o teste U de Mann Whitney e o teste t não-pareado, com nível de significância p

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/1235

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.