Resumo

Objetivo:
Essa pesquisa consiste em analisar o desenvolvimento motor de crianças obesas e com sobrepeso regularmente matriculadas no Ensino Fundamental I de uma escola particular da cidade de São Carlos-SP. A fim de saber como se dá o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais dessas crianças portadoras de síndrome metabólica; como é a sua prática nas aulas de Educação Física e como os professores lidam com essa problemática.

Métodos/Resultados:
Para delimitar a amostra foi feito o Índice de Massa Corporal (IMC) de cada aluno voluntário da pesquisa. Para a análise do desenvolvimento motor geral dos alunos foram aplicadas atividades durante a própria aula de Educação Física, sendo estas baseadas em estudos realizados por Gallahue e Ozmun (2005), concomitantemente à aplicação de entrevistas com professores de Educação Física do Ensino Fundamental I, preenchimento de formulários aplicados aos alunos, e observação das aulas de Educação Física. Ao final dessa pesquisa, a análise dos resultados confirmou que os alunos portadores de síndrome metabólica apresentam comportamento aquém do esperado na habilidade fundamental locomotora pesquisada (corrida), as análises mostram que essas crianças encontram-se um estágio anterior daquelas ditas eutróficas, as quais também não se encontram no estágio recomendado para a sua idade.

Conclusão:
Os resultados do presente estudo confirmam que a obesidade e o sobrepeso influenciam negativamente o processo e o produto do desempenho das habilidades motoras fundamentais. Esses atrasos podem repercutir nas fases subsequentes de desenvolvimento dessas crianças, ampliando ainda mais as diferenças com seus pares não obesos além de restringir significativamente o repertório motor.