Resumo

O presente trabalho teve como objetivo básico a análise do processo de desenvolvimento motor da criança visando o estabelecimento de uma fundamentação teórica para a Educação Física Infantil para as crianças na faixa etária de 4 a 10 anos de idade. A justificativa desta abordagem se fundamenta no princípio básico de ensino que diz que todo o processo educacional necessita levar em consideração as características, potencialidades e limitações das crianças a que se destina. O estudo de desenvolvimento motor humano fornece um referencial para que se possa compreender estas características e, por conseguinte, facilita a estruturação de programas de Educação Física mais apropriados.Conteúdos foram desenvolvidos a partir da compreensão do movimento humano e sua importância nos processos biológico, intelectual, afetivo e sócio-cultural do desenvolvimento humano. Uma análise das principais mudanças que ocorrem no comportamento motor da criança, desde o período pré-natal até a idade escolar foi conduzida ressaltando o estreito relacionamento com os processos de desenvolvimento cognitivo e afetivo-social.Ao se compreender que um programa de Educação Física, para que possa atender às reais necessidades da criança, deve contar com objetivos bem definidos, princípios metodológicos que proporcionem subsídios ao desenvolvimento global da criança e tarefas relacionadas com sua seqüência de desenvolvimento, implicações dos conhecimentos de desenvolvimento motor humano à estruturação de programas de Educação Física Infantil foram apresentadas.O resultado do trabalho leva à conclusão de que um programa de Educação Física Infantil dirigido às crianças dos 4 aos 10 anos de idade, quando estruturado com base nos conhecimentos de desenvolvimento motor pode proporcionar ambiente e condições favoráveis para um desenvolvimento integral das mesmas. Pode-se concluir também que este trabalho foi o primeiro passo (muito importante) para que o autor possa dar continuidade ao processo de pesquisas em direção à verificação experimental das proposições levantadas.

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