Desenvolvimento, o Que é?

Parte de Natação Para Bebês . páginas 31 - 54

Resumo

O desenvolvimento pode ser definido como o processo de construção da identidade humana. Esta definição nos remete a conclusão de que ele inicia-se no momento da concepção e evolui até a morte do indivíduo.
Sendo assim, ele é definido por Haywood e Getchell (2010) como um processo contínuo de mudanças na capacidade funcional (capacidade de existir, de viver no mundo real). Além disso, o desenvolvimento tem relação com a idade, mesmo não dependendo dela, pois mesmo que o desenvolvimento ocorra com o avanço da idade, ele pode ser mais rápido ou mais lento em diferentes períodos e suas taxas podem ser diferentes para pessoas com a mesma idade. O desenvolvimento, também, envolve mudanças sequenciais, ou seja, uma fase depende da fase anterior. Essas mudanças são relacionadas às interações do sujeito com o ambiente. Todos passam por padrões previsíveis de desenvolvimento, mas o resultado do desenvolvimento é único para cada sujeito (HAYWOOD; GETCHELL, 2010).
Os sujeitos agem em vários cenários (físico, social, cognitivo e psicológico), sendo assim, é comum encontrarmos termos como “desenvolvimento afetivo”, “desenvolvimento motor”, “desenvolvimento de linguagem”.
Para que os fenômenos sejam melhor conhecidos é necessário subdividi-los. Cada especialidade procura entender as partes do dado fenômeno nos mínimos detalhes. No entanto, este processo de fracionamento do indivíduo tem algumas perdas. A perda mais notória é o fato de não deixar que o indivíduo seja visto como um ser integral, mas sim por seus “setores”, órgãos etc.
Dentro da literatura, as subdivisões mais comuns são:  ...