Desenvolvimento da Organização Temporal de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem

Por: Josiane Medina.

Revista da Educação Física - UEM - v.16 - n.1 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi investigar o desenvolvimento da organização temporal de crianças com dificuldades de aprendizagem. A amostra compreendeu 34 crianças (11 meninas e 23 meninos) de 8 a 10 anos, estudantes de escolas estaduais da cidade de Londrina - PR. Para a coleta de dados foram adotados os procedimentos do Manual de Avaliação Motora (Rosa Neto, 2002). Os dados foram analisados descritivamente e com a utilização de tabelas de freqüência. De maneira geral, os resultados demonstraram que aproximadamente 53% das crianças atingiram níveis inferiores ao esperado para sua idade cronológica, e na análise por grupo, apenas as crianças do grupo de 8 anos obtiveram coeficiente motor equivalente aos níveis esperados para a sua idade cronológica. Desta forma, verifica-se um déficit motor nas diferentes tarefas que avaliaram a organização temporal, o que indica que, à medida que aumenta a idade cronológica, parece haver um aumento relativo do déficit nos aspectos componentes da organização temporal.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3377/2404

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.