Desenvolvimento do Pensamento Crítico-criativo e os Estágios Curriculares na área da Educação Física

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Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.11 - n.3 - 2003

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Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar a congruência entre uma proposta de formação profissional em Educação Física no que se refere ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo e as características deste aspecto do desempenho acadêmico apresentado pelos discentes por meio dos relatórios de Estágio, bem como coletar subsídios para avaliação curricular no que se refere à adequação/ inadequação ao mundo do trabalho. Utilizou-se a análise documental como técnica de pesquisa, sendo objeto de análise os programas das disciplinas: Atividades Rítmicas (AR), Futebol (F), Ginástica Geral (GG), Lazer e Recreação (LR) e os relatórios de estágio dos alunos nestas áreas. Os resultados apontaram as disciplinas AR, GG e LR como as que forneceram melhor preparação para o trabalho, tendo os estagiários sido capazes de identificar métodos de trabalho, problemas na atuação profissional, comparar a formação recebida com o mundo do trabalho e apresentar sugestões para o aprimoramento curricular, o que nos levou a concluir que a proposta de desenvolvimento acadêmico/ profissional pesquisada tem atingido seus objetivos. PALAVRAS-CHAVE: Educação Física, formação profissional, estágio supervisionado, pensamento crítico-criativo.

Endereço: http://www.ucb.br/mestradoef/rbcm/11/11%20-%203/c_11_3_6.pdf

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