Resumo

Introdução: O Desenvolvimento Positivo de Jovens (DPJ) orienta para a formação cidadã por meio do esporte (CÔTÉ et al., 2010). Objetivo: O objetivo do estudo foi verificar a importância atribuída ao esporte na formação de jovens por estudantes-estagiários de Educação Física. Metodologia: Participaram do estudo, com abordagem qualitativa dos dados, nove estudantes-estagiários do curso de bacharelado em Educação Física de uma universidade federal do sul do Brasil. As informações obtidas nas entrevistas semiestruturadas foram transcritas e interpretadas por meio da análise de conteúdo. O projeto foi aprovado no CNEPSH (Parecer n° 169.330/2012) e os procedimentos éticos foram respeitados e os consentimentos dos participantes foram obtidos. Resultados: As evidências demonstram que os estudantes investigados acreditam que o esporte pode fomentar as quatro dimensões (competências, caráter, confiança, conexão) para o DPJ em sua totalidade. A dimensão com maior destaque nas falas dos estudantes (E1, E2, E3, E6, E7, E9) foi a “confiança”, não apenas no esporte, mas para que os praticantes se tornem resilientes na vida e não desistam de seus objetivos. O “caráter” foi outra dimensão descrita, onde os estudantes (E2, E3, E5, E8, E9) ressaltaram a necessidade de abordar na formação esportiva, valores como o respeito e a ética no esporte e para a vida. Além de salientarem as “competências” e habilidades específicas do esporte nos componentes táticos, técnicos e físicos (E1, E2, E5, E8, E9), alguns estudantes investigados acreditam que o esporte pode proporcionar diversas experiências sociais e colaborar para o desenvolvimento da “conexão”, ao proporcionar o trabalho em equipe no convívio com os outros e ao ajudar o próximo (E3, E5, E6, E7, E9). Conclusões: As quatro dimensões mencionadas demonstram uma visão ampliada de estudantes-estagiários sobre as possibilidades de formação por meio do esporte, o que pode impactar na formação esportiva e na vida de crianças e jovens.

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