Resumo

Introdução: A aprendizagem decorre ao longo da vida, sempre em um processo social onde a biografia dos indivíduos é responsável pelos significados das aprendizagens. Na socialização primária aprendemos com nossos familiares; na socialização secundária aprendemos em organizações como de grupos esportivos. Objetivo: Analisar o conteúdo aprendido pelos treinadores nas experiências como atletas. Metodologia: A pesquisa obteve aprovação do comitê de ética (Parecer: 1.285.811/2015) e o consentimento dos participantes, respeitando os procedimentos éticos. Foram entrevistados 8 treinadores de jovens com média de 10,6 anos de experiência como atletas. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo com o auxílio do software Nvivo 9. Resultados: Os treinadores indicaram 5 conteúdos de aprendizagem: formação de valores; conhecimentos pedagógico-didáticos; cultura de um esporte específico; desenvolvimento da liderança; relação treinador-atleta. Os conteúdos aprendidos nas experiências enquanto atletas são úteis em suas práticas, conforme indicam dois treinadores: “Esse professor [...] fazia com que acreditássemos em muitas coisas, [...] essas ideias influenciam em ser um líder” (T1); “Foi válido ter jogado na Europa, por ser um jogo mais tático, diferente do Brasil onde o jogador tem mais autonomia [...]” (T2). Conclusões: Desde a infância os treinadores experienciam situações em que incorporam novos conhecimentos e possibilitam, desse modo, aprender a refletir e a desenvolver sua autonomia. Portanto, cada aprendizagem começa a fazer parte de suas biografias, as quais oportunizam atribuir novos significados em experiências futuras. A aprendizagem significativa no curso de Educação Física, pode ocorrer no momento em que os treinadores ou futuros treinadores recordam das experiências enquanto atletas para relacionar teoria e prática. Outra situação, seria durante o acompanhamento de outro treinador, como auxiliar ou profissional de outra área. Nesses momentos, com maior senso-crítico por construírem, previamente, um corpo de conhecimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem-treinamento.

Acessar