Desenvolvimento de Um Sistema de Medidas Biomecânicas Aplicado à Análise do Desempenho do Chute e Prevenção de Lesões em Jogadores de Futebol de Campo

Por: Marcelo Guimarães Silva.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo


O chute no futebol é um gesto técnico bastante estudado. Este estudo teve como objetivo elaborar um sistema de análise biomecânica eficaz da performance motora, através de análise do comportamento de equilíbrio dinâmico por meio de dados cinemático e cinético, atuando no diagnóstico e prevenção de lesões. Foram selecionados quatro atletas com idade entre 16 e 19 anos, instruídos a tentar acertar um alvo distante a 9 metros de cada voluntário. A metodologia proposta demonstrou ser eficaz no registro da performance e na utilização para correção do gesto motor; o comportamento gráfico das curvas apresentaram tendências semelhantes, porém na análise do comportamento do chute os resultados intra-voluntários apresentaram-se mais coerentes do que os resultados inter-voluntários. 

 

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/4771

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.