Desenvolvimento e Validação de Equações Específicas Para Estimativa do Percentual de Gordura Corporal de Jovens Púberes do Gênero Masculino na Faixa Etária de 10 a 17 Anos

Por: Rogério Pedro de Barros Pereira.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.8 - n.2 - 2006

Send to Kindle


Resumo

A avaliação da composição corporal de jovens constitui lacuna científica na área cineantropométrica brasileira. O objetivo deste estudo foi, desenvolver e validar equações específicas para a estimativa do percentual de gordura corporal de jovens púberes do gênero masculino na faixa etária de 10 a 17 anos. Tratou-se de uma pesquisa descritiva de característica correlacional, cujos valores da densidade corporal calculada através da pesagem hidrostática,foram convertidos pela equação de Lohman, e correlacionados com as variáveis: idade; massa corporal; estatura; 8 dobras cutâneas; 6 perímetros; 3 diâmetros e o Recíproco do Índice Ponderal em 100 jovens sendo subdivididos em dois grupos, um grupo de regressão (n = 75) e um segundo grupo denominado grupo de validação (n = 25) que possuiam as mesmas características quanto ao estágio maturacional pubescente determinado através da auto – avaliação. Através da análise de regressão múltipla (stepwise) realizada no programa SPSS® v 10.0 foram, desenvolvidas e validadas equações para a média da faixa etária ( 13,3 anos ± 2,1). A equação a seguir: 0,654252(Coxa + Perna ) – 0,002009(Coxa + Perna )2 contemplou as variáveis de maior r ( coxa r =0,858; perna r = 0,855 ) e menor valor de Erro Padrão da Estimativa: 3,7% e R2 = 0,90 não ocorrendo diferenças estatisticamente significativas quando analisadas através da ANOVA entre a equação de: Boileau valor p = 0,605 e diferenças estatisticamente significativas para (p<0,05) das equações de Mukherjee e Roche e Slaughter com valores p = 0,000 e p = 0,045 respectivamente. Recomenda-se desta forma a utilização desta equação em jovens púberes de características semelhantes a fim de evidenciar posteriormente um valor referencial para o (%GC) de jovens escolares brasileiros.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/3890

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.