Resumo

Desordem da Coordenação do Desenvolvimento (DCD) se caracteriza por problemas no desenvolvimento motor. Seu diagnóstico é feito somente em caso de prejuízo significativo nas atividades acadêmicas e cotidianas. O diagnóstico também está condicionado ao fato de a desordem motora não ser de origem médica, como paralisia cerebral, hemiplegia, distrofia muscular, ou qualquer outra dificuldade desenvolvimental pervasiva. Sua prevalência é de 15% da população infantil em idade escolar. É um fenômeno complexo e ainda pouco estudado no Brasil. O propósito desta revisão é apresentar os principais tópicos que norteiam as discussões sobre a DCD. Assim, optou-se por uma seqüência que se inicia pela conceituação do fenômeno, passa pela etiologia, co-ocorrências, subgrupos, e finaliza com questões desenvolvimentais. Discuti-los se faz necessário, uma vez que são imprescindíveis para o avanço do conhecimento e entendimento do assunto. Nesse sentido, recomenda-se que profissionais ligados ao desenvolvimento infantil, tais como: psicólogos, pediatras, fisioterapeutas, pedagogos e profissionais de educação física, tenham acesso às informações existentes acerca deste fenômeno.

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