Resumo

A questão da formação para treinar atletas sem deficiência tem reivindicado a atenção dos pesquisadores, sendo contudo escassa a investigação no âmbito do desporto adaptado, levantando a questão de como estes adquirem competências para exercer tal atividade. Os objetivos deste estudo são: 1) analisar o nível e o tipo de formação dos treinadores de desporto adaptado portugueses e 2) analisar eventuais diferenças ao nível dos seus contextos de aprendizagem. Verificamos que 14% não têm formação superior, 48% possui licenciatura, pós-graduação e/ou mestrado em áreas não relacionadas com o desporto, enquanto 38% têm formação na área da Educação Física e 38% destes, pós-graduação ou mestrado em AMA. A ausência de formação nestas áreas não constituiu um obstáculo para a maioria, compensando-a através de formações alternativas, numa demonstração de reconhecimento que ser treinador de desporto adaptado exige uma preparação empírica e prática para atender eficazmente às necessidades específicas de atletas com deficiência.

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