Desporto Escolar na Cidade de Maputo: Estudo das Suas Principais Características nas Escolas Secundárias

Por: L. L. Andela e Pedro Pessula.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objectivos:
O presente trabalho visa caracterizar os Clubes Escolares das Escolas Secundárias da Cidade de Maputo em relação aos recursos humanos, financeiros e actividades desenvolvidas.

Métodos e Resultados:
Foi realizado um estudo descritivo, onde foram observadas as instalações desportivas, inquiridos todos os responsáveis e professores que integram os clubes escolares das 33 escolas secundárias da Cidade de Maputo, uma vez que predomina no seio destas, diferenças na distribuição de infraestruturas e meios, quer financeiros, quer humanos, havendo desta maneira necessidade de realizar estudos que abordam a problemática dos clubes escolares na Cidade de Maputo. Os resultados mostram que estão envolvidos no Desporto Escolar cerca de 215 professores, dos quais 145 são de Educação Física e 70 de outras disciplinas; cerca de 85% das escolas possui uma estrutura organizativa composta por presidente (director da escola), vice presidente (director adjunto pedagógico), coordenador (professor de Educação Física), responsáveis das modalidades (professores de Educação Física), colaboradores (professores de outras disciplinas) e alunos; estão envolvidos 4305 alunos, sendo 2332 do sexo masculino praticando as modalidades de Futebol (869), Basquetebol (753), Voleibol (759), Andebol (681), Atletismo (512), Futsal (249), Xadrez (234), Ginástica (149) e Cricket (99); em relação às instalações desportivas, as escolas da cidade de Maputo possuem 16 campos polivalentes abertos e 12 cobertos, 13 campos de Futebol pelado, 5 ginásios cobertos e 1 aberto, 4 campos de Basquetebol coberto e 1 aberto e 3 campos de Voleibol aberto pavimentados e 4 de areia; nenhuma escola possui orçamento para o Desporto Escolar.

Conclusões:
Dos resultados do nosso estudo concluimos que existe um significativo envolvimento dos professores de Educação Física no Desporto Escolar, mas o envolvimento dos alunos é muito fraco. Também verificamos que a maioria das escolas possui uma estrutura de núcleos/clubes escolares constituída por um presidente do clube, coordenador, professores responsáveis pelas modalidades praticadas e os alunos. O funcionamento dos clubes é apoiado pelo Orçamento do Estado através das direcções das respectivas escolas. Os clubes/núcleos escolares, na sua maioria, desenvolvem todas as modalidades preconizadas pelo Diploma Ministerial n° 24/99, no seu artigo 22; existem clubes que por falta de condições não têm capacidade para desenvolver todas as modalidades preconizadas e outros que conseguem desenvolver outras modalidades para além das preconizadas no decreto.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.